sexta-feira, junho 22, 2007

José Sócrates, inaugura domingo os últimos 11 quilómetros da auto-estrada A24 entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar


O primeiro-ministro, José Sócrates, inaugura domingo os últimos 11 quilómetros da auto-estrada A24 entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, dando por concluída a estrada que vai ligar Viseu à fronteira em Chaves.

No âmbito da iniciativa «Governo presente», José Sócrates estará de visita ao Distrito de Vila Real ao longo do fim-de-semana, com vários ministros.
A A24, antigo Itinerário Principal 3 (IP3), atravessa parte do interior Norte do país, ligando, ao longo de 155 quilómetros, Viseu, Vila Real e a fronteira espanhola em Chaves.

A Norscut, consórcio dominado pelo grupo francês Eiffage e a quem foi adjudicada a construção da via em 2000, irá também explorar a A24 pelo sistema SCUT.

O traçado total, que inclui 37 viadutos e 21 nós de ligação, teve um investimento que rondou os 726 milhões de euros.

Com a conclusão da nova via entre Vila Real e Chaves, que foi dividida em cinco troços e custou cerca de 370 milhões de euros, a ligação entre as duas cidades, que demorava cerca de hora e meia pela sinuosa Estrada Nacional 2 (EN2), passa a fazer-se em cerca de meia hora.

Este último troço integra um viaduto com 1350 metros de extensão e 32 pilares de sustentação que chegam a ter uma altura de um prédio de 30 andares, e contém o primeiro Ecoduto do país para passagem superior de grande fauna, nomeadamente lobos, corços ou javalis.

A A24 vai ligar com a A7, em Vila Pouca de Aguiar, e a futura A4, em Vila Real.

Alguns populares das aldeias de Parada de Aguiar e Fontes, concelho de Vila Pouca de Aguiar, tinham ameaçado com um protesto no dia da inauguração, pela falta de pagamento das indemnizações das expropriações dos seus terrenos para a passagem da auto-estrada.

No entanto, a Lusa sabe que a Estradas de Portugal (EP) começou a pagar algumas indemnizações já esta semana.

Nesta visita ao distrito, o Governo vai dar uma especial atenção às acessibilidades transmontanas e, neste âmbito, promoverá uma sessão de discussão pública sobre o Estudo de Impacto Ambiental da Auto-Estrada de Trás-os-Montes que vai ligar Vila Real a Bragança.

O estudo prévio apontou para um aproveitamento de parte do traçado do Itinerário Principal 4 (IP4) entre estas cidades.

Sem comentários: