sábado, agosto 09, 2008

Vila Real:UTAD vai explicar em 16 deSetembro níveis de ozono no Parque Natural do Alvão

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai explicar a 16 de Setembro, quais as razões por que a região de Vila Real, em especial a serra do Alvão, apresenta alguns dos mais elevados níveis de ozono não só de Portugal, mas da Europa.
A professora Margarida Correia Marques, da UTAD, disse hoje à Lusa que "importa saber porque é que se registam estes valores tão elevados numa zona que está longe de qualquer cidade e da poluição urbana e está integrada numa zona de montanha e no interior de um parque natural, o Parque Natural do Alvão".
A professora universitária referiu que o estudo, realizado em colaboração com o Instituto de Meteorologia, "efectuou, durante vários dias, lançamentos de balões meteorológicos a fim de avaliar as concentrações de ozono à superfície e em altitude".




"Trata-se de um estudo muito aprofundado e pouco frequente, tendo-se realizado, o último deste tipo em Portugal, em 1996", acrescentou a docente.
Margarida Marques referiu que os dados recolhidos estão agora a ser analisados pela equipa de cientistas reunida para este projecto, devendo as conclusões ser divulgadas ao público num seminário a realizar na UTAD, em Vila Real, a 16 de Setembro.



Os balões meteorológicos transportavam radiossondas que mediram a concentração do ozono, a temperatura e a humidade relativa do ar, a pressão atmosférica e o vento desde a superfície até cerca de 30 km de altura.
Estas medições, pioneiras no Nordeste Transmontano, decorreram de 02 a 06 de Agosto, em diferentes horas do dia, nos períodos diurno e nocturno, no Centro de Coordenação de Vila Real do Instituto de Meteorologia.
As medições efectuadas permitiram obter perfis verticais detalhados do ozono desde a superfície até à estratosfera.
Com estes resultados será possível perceber a contribuição do transporte do ozono da estratosfera para a troposfera (intrusões estratosféricas) nas elevadas concentrações do ozono de superfície que se têm verificado em Lamas d'Olo, no Parque Natural do Alvão.
Os resultados do projecto terão uma vasta aplicação a nível das políticas públicas, no âmbito da tomada de decisões sobre a necessidade de elaboração de planos de acção a curto prazo e sobre a implementação de medidas, correctas e sustentáveis, para o controlo e diminuição da poluição fotoquímica na região Norte de Portugal

Sem comentários: